Às vezes fico imaginando se minha vida seria diferente se recebesse conselhos. Isso mesmo, aquelas dicas que os pais dão para os filhos com aquelas conversas sobre a vida e, que geralmente as pessoas acham tão chatas fazendo qualquer coisa para fugirem delas. Tive pouca ou quase nenhuma conversa desse tipo com meus pais. Ele muito alienado vivendo para sempre como um garoto e, minha mãe estava sempre tão mal-humorada que tinha muito medo de me aproximar dela.
Pois bem, decidi dar uns conselhos. Sei que é muito estranho, mas o que fazer se minhas mãos insistem em escrevê-los. Alta madrugada e não penso em outra coisa, então, decidi levantar e aqui estou.
Primeiramente, vamos àqueles, que recebi do meu pai.
Disse um dia, quando eu tinha doze anos: “Não engravide e nem se deixe engravidar, se isso não for algo planejado pelos dois. Outra coisa importante, não use drogas, algumas pessoas são vulneráveis e acabam se viciando. Beber socialmente é legal, mas não assuma o volante, nem entre no carro de alguém que tenha bebido”. Engraçado é que acho que ele fez boa parte disso!
Agora, vamos aos meus. Não comece a trabalhar muito cedo, assim você amadurece muito rápido e, decididamente não é nada bom. Tenha uma profissão que goste como ganha pão, mas não demonstre muita eficiência, isso só deixará seu chefe inseguro e os colegas cheios de raiva. Resultado: dores enormes nas costas, gastrite e terapia. E quer saber, reconhecimento, no trabalho, com a competição de nossos dias, não espere por isso, esqueça!
Tenha um projeto: escreva um livro, pinte um quadro, cuide de um jardim, faça aulas de dança, entre num coral, ou seja, produza algo. Não esqueça de mostrar-se. Não esconda isso, deixe que os outros te vejam por sua paixão. Realize-se!
Viaje sempre! Primeiro ensaie viagens pequenas, para que você se sinta seguro, depois trace no mapa um roteiro que te leve a outro estado, perceba outros sotaques. Repita, várias vezes o ritual: escolher o destino, fazer as malas, pegar a estrada de mapa na mão e, sentir a alma do local. Depois, estará pronto para a sua primeira viagem internacional: outra língua, outro país, outros sabores... Tenha calma, preste atenção, aí você terá experimentado o gosto da liberdade.
Amigos, seja verdadeiro com eles, mas não espere o mesmo. Muitos passarão na sua estrada, mas poucos seguirão contigo. Dê valor aos mais antigos, mas deixe sempre as portas abertas para os recém-chegados.
Família, a gente não escolhe. Estreite os laços apenas com aqueles que tenham afinidade com você. Aos outros trate com delicadeza. Não se culpe se não tiver assunto com seus pais, às vezes acontece, mas sempre tenha respeito por eles.
Quanto ao amor, acredito que o melhor é buscá-lo. Talvez ele nunca chegue, mas o que importa é que você não esmoreceu. Para mim amor e sexo andam juntos, mas se você puder separá-los, as coisas serão mais fáceis com certeza.
Entenda que esse é o meu ponto de vista. E aviso que, posso mudar de opinião daqui a uma semana. Desconsidere o que não concordar, mas se achar algum deles interessante siga-o!
Quem sabe sua vida será diferente por ter lido os conselhos que não recebi...