quarta-feira, 8 de junho de 2011

DESCULPAS

Tenho pensado muito nos últimos tempos,  e percebi que das minhas certezas não tenho mais certeza. Revendo minha forma de pensar e agir, decidi desculpar-me:


1- Aos meus alunos, pois não deveria tê-los forçado a pensar, afinal acho que não é esse o melhor caminho. No mundo de hoje a reflexão não leva a nada, ao contrário, o melhor mesmo é a alienação total. Não sentimos falta daquilo que não conhecemos.
2- Aos meus colegas professores, entendo o quanto é constrangedor eu achar que faria alguma diferença, impossível realmente com a pouca dignidade social da profissão. Minha atitude chega a ser grosseira, quando um colega tenta negar-se a participar de um projeto ou discordar da possibilidade de tornar sua aula mais atraente. Realmente, projetos são quase impossíveis de serem executados, falta material, pessoal de apoio, motivação por parte dos alunos e comunidade escolar. No que se refere a "Aula Atraente", o que define uma aula como atrativa? Com a nossa falta de qualificação, difícil motivar, o salário não nos permite a participação em congressos, seminários entre outros eventos, fora no que tange a cultura geral, estamos cada vez mais técnicos, nossa visão é cada vez mais direcionada apenas a nossa área de atuação, falta-nos recursos para frequentarmos cinemas, teatros, para viajarmos entrando em contato com outros povos, alargando assim nossa visão de mundo. 
3- Aos meus superiores, porque muitas vezes recuso-me a seguir orientações com as quais não concordo e cobro uma postura mais firme deles, esquecendo que o cargo que ocupam, exige muitas horas dobradas e muitos aborrecimentos. Gerir é uma tarefa extremamente delicada.

Hoje, uma certeza eu tenho: estava equivocada quando segui a profissão de professora. A ideologia é algo que não se materializa. Acho que num futuro não muito distante, a profissão desaparecerá,  porque cada vez mais não vejo sentido nela, a não ser que a situação mude, o que realmente, mais uma vez repito, "Desculpem!", eu não acredito. 

13 comentários:

  1. Rosivar..

    Muito triste o seu depoimento..principalmente aquele em que vc diz "- Aos meus alunos, pois não deveria tê-los forçado a pensar, afinal acho que não é esse o melhor caminho. No mundo de hoje a reflexão não leva a nada, ao contrário, o melhor mesmo é a alienação total. Não sentimos falta daquilo que não conhecemos."

    Acredito ser a sua profissão a mais digna de todas, que realmente é mal reconhecida em nosso pais.
    Mas o que vc fez de melhor, foi fazer com que seus alunos pensassem.

    Vc é uma heroina.. não tem que pedir desculpas a ninguém..

    Meu abraço solidário..
    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Não sei por onde começar, no entanto não posso me calar e tenho, mesmo sofrendo e querendo dizer ao contrário do que você pensa, que concordar com alguns pontos mencionados quanto à classe de professores e outras situações contextualizadas. Tudo no momemto desanimador, visto que o sistema preciona a isso: desanimar-nos e angustiar-nos cada vez mais com falsas promessas. Para por aqui, pois não não me atrevo a dizer ao contrário e muito menos retificar algo mencionado, por isso ratifico suas palavras e as sinto dentro de meu âmago claramente.

    ResponderExcluir
  3. Irmã, não “...se entregue sem lutar ... q caia o inimigo então....”
    “Por que eles querem meu sangue, terão o meu sangue só no FIM...”
    Sua essência é só tua, ninguém pode tirar, lembresse sempre disso.
    Q venham......
    Janaína Leite

    ResponderExcluir
  4. Meio radical, mas infelizmente tenho que concordar com você!
    Não foi à toa que desisti da profissão... É uma triste constatação!!
    Abraços!
    Elice

    ResponderExcluir
  5. Também não sei por onde começar, porque este texto fala um pouco de mim, da minha desilusão com a minha profissão, da minha desilusão em tentar fazer o aluno perceber que a vida é muito maior e complexa do que os tênis e os celulares que eles adquirem. É triste e lamentável, mas possivelmente em alguns anos a nossa profissão será extinta ou trabalharemos à distância. Enfim, é triste, mas é uma constatação: nosso trabalho, que é essencialmeente humano, não tem valor.

    ResponderExcluir
  6. SÓ FAÇA O QUE GOSTA POIS ASSIM, O SALARIO NÃO SERÁ UM FATOR IMPORTANTE!
    SEMPRE FIZ ISTO E JÁ PAREI DE GOSTAR DO QUE GOSTAVA E MUDEI DE IDEIA E DA MESMA FORMA DE EMPREGO.
    OUTRA COISA, EMPREGO SEMPRE É MELHOR QUE TRABALHO, QUANDO A GENTE NÃO GOSTA DO QUE ESTÁ FAZENDO FAÇA O QUE PAGA MAIS E TRABALHE MENOS É O jEITO DE VENCER ,PELO MENOS FINALCEIRAMENTE.
    RI

    ResponderExcluir
  7. É VERDADE!

    ESTAMOS NUM SACERDOCIO ........
    E O PIOR QUE ESSE SACERDOCIO AS VEZES NOS FAZ PECAR POR TANTAS COBRANÇAS............NAO TEMOS PRESTIGIO SOCIAL AO CONTRARIO..........NEM SE MUDARMOS DE PAROQUIA(ESCOLA MAIOR) NOSSO SALARIO AUMENTA.........E NOSSOS SERMOES SAO TIDOS CM ISUFICIENTES E DESQUALIFICADOS PELOS SUPERIORES............DIANTE D TD ISSO ...... QUE MOTIVAÇÃO ,AUTO CONFIANÇA E TEMPO HA P/ CONTINUAR E ATE MSM GALGAR NOVOS RUMOS????????, .......SE OS BOMBEIROS FORAM PRESOS, ELES QUE SALVAM VIDAS! QUE DIRA A NOSSA CATEGORIA........QUE É UMA "catiguria"...... ELES NOS ASSASSINAM COM A PERDA DO EMPREGO E COM AMEAÇAS....... INFELIZMENTE ESSE PAIS ANDA SEM EDUCAÇAO..........MS NAO SEM OS BANCARIOS, A JUSTIÇA E TD Q AFETA OS GRANDES COFRES.

    DIAS SIM ..........DIAS NAO...........EU VOU SOBREVIVENDO SEM UM ARRANHAO...........DA CARIDADE DE QUEM ME DETESTA! (Cazuza)

    Amiga sua indignaçao e a minha e a de muitos...................ms quem sabe no proximo governo melhora........nem a esperança fugiu da caixa de Pandora..........que ela tb nao fuja em nos................bjssssssssssss..........e sdsssssssssssssssssss
    PAULA

    ResponderExcluir
  8. Ola, Boa noite, gostei muito daqui, prometo estar sempre aqui, lendo e recebendo o que esse espaço tem de melhor *-*. estou lhe seguindo, Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Seja bem vindo, Junior!
    Agradeço por apreciar minha escrita!
    Bjim no coraçao,

    Rosivar

    ResponderExcluir
  10. Boa noite amiga!
    Muito sentido o seu depoimento!
    Não sou professora, mas sei o quanto a dura esta bela profissão, tão pouco valorizada, por muitos. Mas não podemos desistir do dom que Deus nos doou, é difícil, sim é, mas com esperança, fé, e atitude. Não temos força para mudar o que precisa ser mudado, mas desistir jamais.
    O que será de nossos filhos sem os professores para os alfabetizar e os ajudar a crescer e amadurecer.
    Uma pequena atitude pode mudar a vida de um aluno, o tornando um homem são.
    Por isso precisamos voltar a acreditar nos valores da vida, nos valores que edificam um ser.
    precisamos que pais e professores se unam no bem, Bem Maior.
    Vamos Plantar a sementinha do bem e do Amor em cada filho e aluno, não é uma tarefa fácil, mas desistir jamis.
    Deus jamais desistirá de Nós. Pensemos nisso.
    Vamos fazer a diferença.
    Tenha um lindo final de semana, coberto de muita paz e amor
    abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  11. Rosi..sinto falta da suas postagens..vc escreve tao bem!!!

    bj..

    Ma

    ResponderExcluir
  12. Olá Rosivar!

    Cheguei até aqui, através do Tessitura Poética, e fiquei muito encantado com teu espaço. Como sou novo por aqui, de forma alguma poderia dizer alguma coisa sobre seu post, apenas pelo fato de que não tenho este direito. Mais uma coisa, posso te dizer com certeza, acredito que ser professor, não é escolher uma profissão. Ser professor é ter o dom de ensinar. Eu agradeço muito aos meus professores que me indicaram o caminho das letras. Sem eles, quase nenhum dos meus sonhos poderiam ter se tornado possíveis.

    Mais enfim, como disse, como visitante de primeira viagem, só tenho a dizer que gostei muito do teu espaço!

    Um abraço!
    Canata

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelos comentários, e fiquem a vontade!
    Boas vindas aos recem chegados!
    Rose

    ResponderExcluir