quarta-feira, 22 de setembro de 2010

AMIZADE


Hoje estava pensando no que é ter amigos. Falar que temos amigos é fácil, mas como sabê-los com certeza nossos amigos sinceros? Eu já tive muitos amigos em épocas distintas da minha vida, mas a verdade é que os verdadeiros são mais constantes, mesmo que distantes.

Tenho uma amiga que só nos vemos uma vez por ano, quando nos vemos, mas ela fez parte da minha adolescência, acompanhamos o primeiro amor uma da outra, isso não se esquece, porque fomos verdadeiras e leais.

Um outro amigo meu, lembra da primeira vez que me viu, conta com detalhes, que para ser sincera nem mesmo eu me lembrava. Teve épocas de sermos confidentes, a conversa era tão solta e fácil. Hoje nos falamos pouco, mas sei que ainda podemos contar um com o outro.

Tenho um amigo que diz assim "A gente não se vê sempre, mas quando nos vemos parece que passou apenas um dia!", mas na verdade às vezes ficamos meses sem nos vermos. As brincadeiras são naturais, parecemos moleques da época da faculdade.

A minha irmã é também minha amiga, o que não é muito normal, mas com a gente não dava para ser de outro jeito. Temos muitas afinidades e divergências, parecemos um paradoxo. O que é engraçado é que nos respeitamos tanto, que brigamos e fazemos as pazes instantaneamente. A nossa simbiose geralmente é salutar, mas também doentia em algumas situações. Nada a fazer, simplesmente não suportamos a vida uma sem a outra.

Ah, não poderia deixar de me referir a minha amiga de uma vida. Nos conhecemos no colegial, nossas mães eram amigas e nos tornamos inseparáveis. Nesses anos brigamos poucas vezes, discordamos, concordamos,  e seguimos amigas, acho que eternamente. Feliz aquele que passa pela vida tendo uma amiga como ela!

Tem também as decepções, amigos que se aproximam por interesse em algo que você tenha: pode ser uma carona no seu carro, companhia para sair, alguém para desabafar, querendo que você apresente um amigo ou amiga, pelo qual  está interessado, ou coisa parecida. Depois que conseguem o que queriam simplesmente desaparecem, levando consigo algumas confidências e o tempo desperdiçado. Resultado, você fica triste, sente-se enganada, usada e traída, mas depois reconhece que valeu a experiência e que afinal contribuiu de alguma forma para a vida daquelas pessoas.

Durante um tempo recusa-se a fazer novas amizades até que alguém especial aparece e, tudo muda. Não precisa do seu carro, já tem uma relação, o papo combina, então quando vê já estão saindo para tomar café no fim de um dia cansativo, fazem compras juntos, frequentam a casa um do outro. Ops, se tornaram amigos, sem interesse algum, a não ser trocar figurinhas e ter mais alguém com quem contar na sua vida.

Amigos de verdade são assim: contam segredos que ficam guardados, emprestam o ombro quando algo ruim acontece, seja a injustiça cometida pelo chefe ou a falta de respeito de algum canalha, apoiam-se na perda de um ente querido, mas se for uma amiga, também discutem as últimas tendências da moda, e se for um amigo, não deixam de falar do último lançamento da Volkswagen, afinal nada contra a um pouquinho de futilidade.

Assim concluo que, a vida sem amigos é impossível. Melhor me decepcionar do que simplesmente não tê-los, mas ainda tento encontrar as pistas de como sabê-los.

3 comentários:

  1. Ameiiiiiiiii
    identifiquei a Jo e o Mau ai...........ai ai...eu to onde?????? espero q num lug bom.....rsrsrs......bjsssssssss

    Paula

    ResponderExcluir
  2. Me acheiiii!!!!!! kkkkk
    Adoro fazer compras com vc, bater papo, ir a cafeteria, enfim... adoro estar com vc amiga!!
    Te adoro!!
    Bjinhs

    ResponderExcluir
  3. Caracaaaaaaaa, que legal!
    Mais um super original! Tu tá escrevendo cada vez melhor! =]
    Me amarrei neste!
    Tenha um ótimo fds.
    Saudades de vc viu!
    Bjos.
    Fabi

    ResponderExcluir