quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PRISIONEIRA DE MIM

Meu terapeuta me disse que quando apareci em seu consultório há três anos atrás, nunca imaginou que eu pudesse evoluir tão rápido. Lembro-me daquele dia: uns 12 quilos a menos (hoje peso 60 kg), roupa preta, olhar sem vida, meu único sentimento era o medo e mais nada.
Fui nesse período me abrindo pro mundo, deixando a pessoa encarcerada dentro de mim mesma se libertar. Na verdade, eu mesma era prisioneira de mim. Desde menina, hoje olhando as fotos, se via uma tristeza oculta, inconscientemente meus pais me faziam acreditar que era responsável por tudo: "Ela é uma mocinha aos seis anos de idade!, Nossa filha é uma aluna exemplar!, Tome conta da sua irmã caçula!". Acreditei que a culpa por algo não ter dado certo era sempre minha.
Cheguei ao consultório sentindo o peso do mundo sobre mim. A culpa: pela morte do meu pai (ele enfartou!), pela difícil relação com a minha mãe (ela tem distemia!), pela profissão que não me rendia o que eu "achava que por tamanha inteligência" merecia (sou inteligente, mas não um gênio!), pelos relacionamentos que não davam certo (eu exigia demais de mim!), entre outras coisas.
Tinha convicção que não tinha dado certo e que a única responsável por isso era eu! E de certa forma tinha razão, porque acreditei que seria eu a cuidadora da família após a morte do papai, que era mesmo um fracasso de profissional, apesar de como professora ter experimentado todos os níveis de ensino, até em faculdade cheguei a dar aulas, que eu não era hábil para lidar com namoro. Desse jeito, adoeci.
Hoje, depois desses anos de terapia, descobri que meu pai faleceu em função do desgaste em seu organismo, que mamãe é minha mãe, mas isso não quer dizer que tenhamos afinidade, portanto evito embates e não me responsabilizo mais por suas ações, ainda tenho sobrecarga quanto às soluções dos problemas familiares, mas venho tentando dividi-los paulatinamente com minha irmã, no trabalho sou uma boa profissional por isso exijo respeito, estou namorando, ele é um cara muito legal, pela primeira vez estou amando, mas não me desespero se disse ou fiz algo que possivelmente ele não gostou, afinal ele também às vezes diz ou faz coisas que não me agradam, sou segura o suficiente para saber que esses entraves fazem parte da relação.
Estou em liberdade condicional, após anos na prisão. Fui prisioneira das ideias imutáveis, das certezas eternas, da culpa, do medo, da cobrança exagerada, da perfeição, da mordaça que calava minha voz e me impedia até de escrever meus versos.
Uma coisa descobri: eu mesma tinha a chave da minha cela. Tive coragem de abrir a fechadura e me conhecer de fato. Confesso que gosto mais de mim agora.


3 comentários:

  1. Acho lindo tudo que vc escreve, mesmo sendo coisas que um dia fizeram parte da sua vida e que nao te agradaram muito. Às vezes fico emocionada. Lembro de coisas também que já passei. E quem nunca passou por coisas que desagradam. E seguimos em frente, damos a volta por cima.
    Estou feliz por estar namorando, vc merece uma pessoa especial. COMO VOCÊ!!!!!!!!!!!!!!!!! Bjs.
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Além de te achar corajosa, foi impressionante conhecer esse seu ser interior oculto.
    Problemas familiares todos temos. Nossas famílias não são como desejamos, mas sempre será onde encontraremos repouso.
    Nossa infância é lembrada com momentos alegres e dolorosos. Eu mesmo sempre era considerado feio, burro e baixo, mas graças a Deus somos muito mais que os olhos de observadores despreparados possam ver. Temos dentro de nós a capacidade de evoluir. Eu que na infância era um patinho feio, me tornei um lindo cisne. Posso estar exagerando um pouco na comparação, mas me sinto assim, vencedor de mim mesmo.
    Fico feliz por você ter passado por isso tudo. Fico feliz por eu ter passado por tudo que passei, pois só assim nos tornamos o que somos.

    Bj.

    Jansen

    ResponderExcluir
  3. Viu como foi bom se abrir para o mundo!
    abrir-se para um terapista,na minha opinião ,é como abrir uma janela para outro quarto ou compartimento.
    Quanto ao novo amor, eu tenho certeza de que é hábil. Acerteza está na sua atitudoe de que nunguem tem que guardar nada (esconder) do passado
    pois não sabia que esso novo rapaz ia entrar em sua vida.
    Cindição principal de um novo amor se realizar é ~um não cobrar o passado,pois então ele não existia e por tanto não é traição.
    Eu disse a minha esposa,então ainda namorada:- Não quero saber quantos namorados teve e nem tão pouco detalhes.Lá atras para você eu não existia
    e você tão pouco pra mim; Por tanto comece-mos aqui e com total fidelidade. A PARTIR DE HOJE TUDO CONTA!
    beijão !
    Eu te adoro prima e até as mães ao envelhecer continuam a aprender!
    Primo Ri

    ResponderExcluir